Regresso à escola

Regresso à escola depois do Natal

Depois de varios dias de Natal agitados é hora de regressar à escola. Os nossos filhos não costumam estar muito felizes com esta ideia, mas nós, honestamente, os pais estamos muito felizes.

Já passou um trimestre, o trimestre de “adaptação” é coisa do passado e agora é tempo de o levar a sério y alcançar bons resultados. Deixar tudo para o final não é boa ideia, porém é verdade que em geral, tanto as crianças como os adultos, até notarmos a pressão no final, não conseguimos agir em conjunto. 

Neste post de hoje queremos dar-vos uma série de orientações a seguir para ajudar as crianças da casa a manterem um bom ritmo escolar.  

Pregunte-lhe sobre o seu dia a dia 

É essencial que continuemos a comunicação com os nossos filhos. Pregunte-lhe sempre o que tem feito na escola, o que brincou, que disciplinas tem tido, que temas têm sido tratados nesse dia em cada uma delas, sobre os seus professores…Dependendo do que nos contam ou como eles nos dizem podemos ter uma noção de como eles estão a fazer.

Ajude-lhes com os trabalhos de casa 

Desde o primeiro momento em que a escola começa, é importante habituá-los a terem uma rotina com os seus trabalhos de casa. Se pensa que a criança não consegue fazer sozinha, ajude-a, não a deixe desesperar nem desistir. 

Por vezes enganamo-nos e pensamos que a falta de concentração ou a angústia é um momento isolado desse dia e que irá melhorar ao longo de todo o trimestre. Isto pode acontecer em alguns casos, mas também pode não ser capaz de se concentrar o suficiente e pôr de lado o esforço extra que precisa para alcançar bons resultados. 

Tenha um professor particular

As mães e os pais muitas vezes não temos o tempo que deveríam ter para os nossos filhos durante a semana e tentamos ajudá-los com os trabalhos de casa durante o fim-de-semana mas…quer tornar-se num professor particular durante o vosso tempo livre? Considere isto, ou resolva o problema encontrando um professor particular para o ajudar com os seus trabalhos de casa durante a semana. 

Além disso, tendo em conta a situação atual, ter um professor privado para os seus filhos dá-lhe a tranquilidad que, se uma terceira vaga COVID os afetar, os seus filhos continuarão a manter um hábito de estudo e não perderão o ritmo escolar. Poderão mesmo atendê-lo virtualmente se preferir. 

Mesmo um dia por semana pode ser suficiente para que o seu filho possa recuperar o atraso ou receber a atenção especial que ele ou ela pode não estar a receber na escola. 

Mostre-lhe o entusiasmo por aprender 

Cada criança tem diferentes ritmos de aprendizagem, pelo que não é apropiado fazer comparações. Elogie-o por cada avanço que faça ou pelos seus esforços para o conseguir. Mostre-lhe que aprender também é divertido, ensinando-lhe livros divertidos e lendo juntos, fazendo viagens à biblioteca, museus, usando qualquer objeto em volta da casa para aprender a adicionar ou subtrair. 

Esperemos que estas orientações o ajudem a si e aos seus filhos a manter os seus estudos a um bom nível até ao fim. Feliz regresso à escola.